
A estratégia Portugal 2030 define prioridades nos investimentos infraestruturais estratégicos nos setores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia. Assume um forte compromisso com a sustentabilidade energética e a resposta às alterações climáticas, promovendo a descarbonização e a transição energética.
Estes objetivos dependem em grande parte de soluções de engenharia eletrotécnica, principalmente na área dos sistemas elétricos de energia.
Porquê escolher este mestrado?
- Prepara profissionais para inserção num mercado com elevada empregabilidade;
- Aposta numa componente prática, através da realização de projetos de instalações especiais, desenvolvimento de sistemas energéticos inteligentes, análise de estudos de caso e seminários com especialistas;
- Aborda o empreendedorismo e a gestão de projetos, focando em soluções energéticas mais eficientes, fiáveis e sustentáveis;
- Permite realizar a dissertação de mestrado em ambiente empresarial ou junto de um grupo de investigação.
Horário:
Diurno (segunda a sexta das 14h10-21h00)
Pós-laboral (segunda a sexta das 18h10 às 23h30)
Registo Legal
Saídas profissionais:
- Profissão de engenheiro reconhecida a nível europeu (marca de qualidade EUR-ACE);
- Empresas do setor elétrico associadas aos sistemas de produção, transporte e distribuição de energia elétrica;
- Empresas associadas às energias renováveis, máquinas elétricas, manutenção elétrica industrial, gabinetes de engenharia;
- Desenvolvimento e investigação científica.
Taxa de empregabilidade: 100%
Empresas:
EDP; REN; SONAE Indústria; Efacec; ENERCON; Schmitt + Sohn; Siemens.
Grupos de investigação:
Protocolos de dupla titulação:
Universidade Politécnica de Madrid; Universidade Presbiteriana Mackenzie do Brasil e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Parceria para desenvolvimento conjunto de dissertações:
Universidade de Deusto (Espanha).
Quem se pode candidatar aos mestrados:
• Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
• Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
• Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da escola;
• Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da escola.
Os estudantes que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no Instituto Politécnico do Porto no ano letivo imediatamente anterior têm vaga assegurada no mestrado da área científica da licenciatura ou afim, concorrendo através de contingente próprio, através do portal do ISEP, no período normal de inscrições.
Consulte aqui o edital.
Propinas (2020/2021):
- Estudantes nacionais: 950€/ano
- Estudantes internacionais: 4500€/ano (os nacionais de um estado membro da CPLP beneficiam de um desconto de 25%)
(Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial).
Datas de candidatura:
1.ª Fase - 04 de junho a 10 de julho de 2020
2.ª Fase - 18 de agosto a 4 de setembro de 2020
3.ª Fase - 29 de setembro a 15 de outubro de 2020
(As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)
Joana Magalhães (consultar linkedin)
Alumni ISEP e Operadora e Supervisora de Centro de Despacho (Energia Eólica) na Finerge
“Desde o 1º dia no ISEP que me senti parte da família. Amigos para a vida, docentes que nos ajudam e apoiam em todos os momentos e funcionários não docentes que passam por nós e deixam um sorriso na cara.
Ser Engenheira Eletrotécnica – SEE, no fundo, é iluminar o mundo. Neste curso aprende-se desde a produção de eletricidade até à entrega desta ao consumidor (transformadores, energia renováveis, etc.). Trabalhando na área da energia eólica este curso foi fundamental para a minha vida profissional."
Miguel Leichsenring Franco (consultar linkedin)
Alumni ISEP e CEO da Schmitt-Elevadores, Lda.
“O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia é um curso exigente, que nos prepara extremamente bem para os desafios da vida profissional, associando a teoria a uma forte componente prática.”
Contactos:
Diretor de curso:
|