Outro

ISEP PARTICIPA NA ESCOLA DE VERÃO MOMENDYS
30-07-2014

Peritos das áreas da engenharia, controlo, ciências da computação, matemática e física computacional reuniram-se em Villach, Áustria, para ensinarem como se modelam sistemas dinâmicos a estudantes de diversas nacionalidades. O Instituto Superior de Engenharia do Porto foi um dos participantes desta escola de verão, que constituiu um ponto de partida para uma cooperação internacional multidisciplinar.

Apoiando-se no OpenModelica, ferramenta computacional utilizada para modelar e simular sistemas dinâmicos em ambientes industriais e académicos, a Escola de Verão Momendys tinha como objetivo enriquecer os conhecimentos dos estudantes participantes na modelação de sistemas dinâmicos do mundo real.

O curso apostou numa metodologia centrada nos resultados de aprendizagem para desenvolver competências ao nível do projeto, simulação, analise e avaliação de modelos e diferentes abordagens de modelação.

«A Escola de Verão Momendys atingiu todos os objetivos propostos. Houve lugar à apresentação e discussão de material didático, que geralmente não consta dos planos curriculares, mas cuja forte aplicabilidade é relevante do ponto de vista industrial. Este foi um dos aspetos mais valorizados pelos participantes, nomeadamente pelos alunos do ISEP que participaram na escola. Houve ainda uma visita de estudo à Infineon Technologies, líder mundial na produção de semicondutores para as indústrias automóvel e eletrónica, assim como para chips de cartões e sistemas de segurança», refere Carla Pinto, docente do Departamento de Matemática.

A professora do ISEP destaca «a grande entrega por parte de todos estudantes», em particular dos estudantes do ISEP, que «trabalharam em grupos de diferentes nacionalidades em pequenos projetos». Estas interações foram bem-sucedidas e alimentaram o desejo de participação na mobilidade Erasmus e noutros projetos de intercâmbio internacional.

O sucesso da escola de verão levou a que «este ou outros eventos similares de cooperação entre diversas instituições internacionais de ensino superior, nomeadamente o ISEP, estejam já a ser pensados para o futuro», concluiu Carla Pinto.

Estiveram envolvidos na Escola de Verão Momendys 26 estudantes de diferentes instituições europeias e não-europeias de ensino superior.

PARTICIPANTES
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Blekinge Institut of Technology
Linköpings universitet
Petrozavodsk State University
Slovenská Technická Univerzita v Bratislave
Univeza v Mariboru

Coordenador da Escola de Verão Momendys: Andreas Pester.