Investigação

ISEP vai desenvolver testes rápidos para detetar Covid-19
23-04-2020
ISEP vai desenvolver testes rápidos para detetar Covid-19

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da linha de financiamento RESEARCH4COVID, vai apoiar, com um total de 30 mil euros, um projeto do ISEP para facilitar e agilizar o diagnóstico de Covid-19.

Cdots Biosensing COVID19 vai permitir detetar o vírus de forma simples e rápida. Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a REQUIMTE – Rede de Química e Tecnologia, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro e o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.

No ISEP, Abel Duarte, docente de Engenharia Química e Paulo Ferreira, de Engenharia Informática, estão a desenvolver biosensores com recurso a matéria orgânica e materiais de baixo custo. O objetivo será simplificar os testes e tornar o processo de deteção mais rápido.

Dos 284 projetos admitidos pela FCT, 66 foram aprovados para financiamento e, dos quais, 12 são sobre diagnóstico de Covid-19. Os investigadores têm de apresentar os resultados nos próximos três meses.