
Um grupo de 25 estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), acompanhados pelo docente Manuel Silva do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP, participou, no final do mês de janeiro, na “International Project Week 2026” da Saxion University of Applied Sciences, situada na cidade de Enschede, nos Países Baixos.
No evento, cada grupo tinha um desafio diferente, lançado por empresas, e da equipa vencedora faziam parte três estudantes da Licenciatura em Engenharia de Sistemas, que apresentaram o projeto “SkyRaptor X”, um redesign teórico de uma aeronave ultraleve (<380 kg), tendo obtido a pontuação máxima na avaliação pela empresa que lhes lançou o desafio.
O conceito da solução baseou-se na configuração de asas PrandtlPlane, com o objetivo de maximizar a aerodinâmica e a segurança. O grande diferenciador da solução apresentada face a soluções já existentes é a modularidade, recorrendo a um sistema de latch and pins, semelhante ao da NASA - Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, que permite uma manutenção simplificada. Para a propulsão, foi definida uma estratégia em duas fases: a atual (2026), na qual existe um motor a gasolina Rotax 912, para garantir o peso leve e a autonomia; a futura (em 2030), na qual poderá vir a ser efetuada a transição para um motor elétrico Emrax 228, com baterias de estado sólido, caso a tecnologia permita, nessa altura, manter o peso baixo. A estrutura é inovadora, tendo como base fibra de carbono reutilizável, o que torna o avião mais eco-friendly.
